Pão francês pra fazer em casa 05.05.16

1 kg de farinha de trigo SEM FERMENTO
650g de agua
25g de sal
40g de fermento biologico seco

Só isso? É so isso, né facinho? Vamos às dicas e modo de preparo, se liga aê!

1 - Coloque a farinha numa bancada, ideal que seja de inox, mas se nao tiver, faz onde tiver, e faça tipo um vulcão na farinha para adicionar a água, sacou? Tipo fazer cimento, sabe? Não né?! Num so pedreiro! Mas faz um vulcão e coloca a água no meio e vai misturando, não precisa misturar até ficar homogenea não, sacou? 

Olha a dica aê: Você vai cobrir essa mistura com filme plástico e deixar descansar de 20 minutos por no máximo 2 horas. Esse processo de descanso se chama Autolise! Processo que vai desenvolver o gluten, quando a glutemina e a giadina se unem com a água. Ta bom, Professor Pardal. Na verdade é a dica pra sua massa de pão descansar e ficar melhor, sacou? Então faz a mistura e abre uma gelada, depois tu vai dar uma suada, quando for misturar a massa!

2 - Depois de descansar, e tu tomar aquela gelada pra ficar pensando melhor, tu abre a mistura de novo feito um vulcão e adiciona o sal em um lado e o fermento em outro.

Olha a dica: Nunca coloque o fermento em cima do sal se não o fermento morre e teu pão num cresce! Bora simbora!

3 - Mistura a massa com a mão até ela ficar homogênea, estica e puxa, agora tu vais suar, brother! Esse processo de misturar demora uns 30 a 45 minutos, ta pensando que é fácil? É hardwork, papai!

4 - Depois cobrir a massa em uma vasilha enfarinhada (colocar um pouco de farinha, né?!), cobrir com filme plástico e deixar fermentar - normalmente uns 45 minutos ela vai dobrar de tamanho - em temperatura ambiente ou seja nada de colocar no refrigerador, visse!

5 - Quando ela dobrar de tamanho, você vai tirar da vasilha e colocar na sua bancada de inox com um pouco de farinha e misturar novamente, somente pra o fermento acordar. Vai fazer bolinhas de 60g. É, tem que ter uma balança, mas se nao tiver faz no olho mesmo. Não é fácil tirar 60g no olho, mas você pode conseguir.

6 - Pegue esses pedacos de 60g e faça uma forma alongada, tipo Kibe. Coloca em uma assadeira untada com manteiga. Sabe o que untar? Pega a manteiga com os dedos e passa na assadeira, não muito, só pra nao grudar depois de assar. O ideal é uma assadeira cheia de furinhos, mas se não tiver, usa uma normal mesmo! Cubra com um pano e deixe em temperatura ambiente até 2 horas ou quando ele dobrar de tamanho. 

Teria que fazer um corte no meio, o que chamamos de pestana, mas não é fácil. Se você quiser fazer, pega uma faca super afiada e tenta, se nao deixa sem pestana mesmo.

Olha a dica do Dogueiro! Você vai pegar uma outra assadeira, colocar nela um copo cheio de água e colocar no fundo do forno, para dar umidade e crocrancia no nosso francês. Nosso não, teu!

8 - Forno pre aquecido (quer dizer que tu liga o forno uns 30 minutos antes de colocar o pão pra assar, sacou?) a 220ºC. "Ah, meu forno num diz a temperatura". Então coloca no maximo e marca 20 minutos. Voila! Está pronto!

E aí? Como ficou? Comenta lá na nossa página do facebook!